Home > Comida > Escargot iguaria de luxo

         

Escargot iguaria de luxo

Você já deve ter visto nos filmes, aqueles ricaços comendo escargot. Sim esta é uma das comidas mais caras do mundo. Por acaso você sabe por que os escargots são tão caros?

A resposta é simples, dá uma trabalheira criar esses bichinhos gosmentos que tanto dão arrepios em nós mulheres. O escargot é um animal muito frágil e sua produtividade baixíssima.

“Um escargot leva de seis a oito meses para atingir 15 gramas, que é o peso mínimo para ir à mesa”, afirma o engenheiro agrônomo Carlos Alberto Funcia, pioneiro na criação de escargots no Brasil. Durante muitos meses os escargots tem que ser muito bem alimentados, quanto ao local em que devem ser criados, é necessário que seja bem úmido  e a temperatura tem que ser ideal.

“Por ser um animal sensível, a taxa de mortalidade em criações comerciais varia de 12 a 15%”, diz Funcia, para você ter uma noção do alto índice de mortalidade dos caracóis basta comparar co,os frangos que é de 5 % e a dos porcos 7%.

Só aqui no Mundo de Luxo você vai ficar sabendo como escargot chega até os finíssimos restaurantes até  o seu prato

. O escargot é um bicho hermafrodita, que precisa de um parceiro se reproduzir. Apenas seis espécies são cultivadas no Brasil, entre elas estão o escargot de Bourgogne, o maior do gênero na Europa – sua concha tem 5,5 cm de diâmetro Há duas formas principais de cultivo: em caixas de madeira cobertas ou em criatórios a céu aberto, onde são feitos tanques de alvenaria ou concreto. É neles que ficam os escargots adultos que darão início à criação. Num período que pode variar de 16 a 30 dias, os filhotes nascem menores que um grão de ervilha) e são separados dos adultos. Herbívoros, em geral eles se alimentam de couve, repolho, pepino ou uma ração específica Após seis a oito meses de vida boa, eles atingem 15 g de peso e estão prontos para o abate, que pode se dar de duas formas: os coitados são colocados em água quente ou no congelador até morrerem

E você está com vontade de se deliciar com esta iguaria francesa?

 

 

Sem artigos relacionado

Faça um comentário